CINCO DICAS
PARA AJUDAR A CONDUZIR SUA EQUIPE AO SUCESSO
Gerenciar
uma equipe não é nem de longe uma tarefa fácil. Coordenar o fluxo de trabalho,
estabelecer expectativas, lidar com conflitos de personalidade: o trabalho do
gerente nunca acaba. O bem-estar de uma empresa depende da habilidade do
gerente de lidar com infinitos desafios; seu sucesso como gerente quase sempre
estará baseado em sua habilidade de manter a equipe motivada ao mesmo tempo que
produz resultados de qualidade.
Considerando-se
que cada equipe e cada departamento (e cada gerente) é diferente, existem
algumas melhores práticas do gerenciamento que podem ajudar a garantir que o
trabalho em equipe funcione muito bem e que os funcionários se mantenham
felizes e produtivos.
VEJA AQUI CINCO COISAS QUE VOCÊ PRECISA CONSIDERAR:
1. Coloque
as pessoas certas no lugar certo. Saiba quais são os pontos fortes e as
habilidades específicas dos funcionários, e corresponda-os às tarefas de forma
adequada. Por exemplo, não faz sentido pedir para que o funcionário A elabore
gráficos mensais se o funcionário B tem mais experiência com o Microsoft(R)
Excel(R). E se você pedir para que o funcionário C faça uma apresentação para o
cliente, mas ele tem medo de falar em público, você está simplesmente
induzindo-o a falhar. Quando as habilidades das pessoas estão adequadamente
alinhadas às suas responsabilidades, tanto a produtividade quanto a satisfação
no trabalho são muito maiores. Pergunte a opinião dos seus funcionários acerca
de seus próprios pontos fortes e fraquezas em vez de confiar somente no seu
próprio julgamento.
2. Os
resultados e a produtividade é o que importa a menos que você trabalhe em um
ambiente onde supervisionar é obrigatório durante determinados momentos, por
exemplo, em departamentos de atendimento ao cliente ou de suporte de TI, forçar
ou encorajar horários de chegada e saída pode desmotivar e desestimar seus
funcionários. Se você contratou pessoas nas quais você confia e cujas
expectativas são claras, não há motivos para monitorar o horário em que elas
chegam e saem do escritório se a produtividade delas é alta e os objetivos
estão sendo alcançados.
3. Não culpe
nem envergonhe os projetos nem sempre saem conforme o planejado. E quando as
coisas dão errado, é tentador procurar alguém em quem por a culpa. Contudo, há
um jeito melhor de descobrir o que aconteceu e como lidar com os problemas no
futuro. Não tire conclusões precipitadas, não acuse ninguém ou faça críticas
publicamente; em vez disso, faça uma avaliação para determinar o que aconteceu.
Se algumas pessoas específicas têm culpa, converse com elas em particular para
saber o outro lado da história e para estabelecer expectativas claras em
relação ao futuro.
4. Seja
consistente em suas ações e em sua comunicação. Você pode se surpreender com o quanto seus funcionários são observadores. Eles
percebem muitas coisas e muito provavelmente falarão sobre elas entre si. Por
exemplo, se você permitiu que um funcionário saísse do escritório mais cedo e
não deixou que um outro fizesse o mesmo, eles perceberão e discutirão sua
atitude. Da mesma forma, a equipe perceberá se você elogia constantemente um
funcionário mais do que os outros, causando tensão e desentendimento na equipe.
Você precisa se assegurar de lidar com cada um dos membros da equipe de forma
igual e justa.
5. Incentive o trabalho em equipe e os resultados colaboradores. Os ambientes onde todos trabalham com afinco e são incentivados a ajudar uns aos outros costumam ser muito bem-sucedidos e divertidos também! Por isso, incentive sua equipe a compartilhar ideias, conversar abertamente e fazer comentários. Você pode fazer isso marcando reuniões regularmente com a equipe, realizando atividades e exercícios para aprimorar o desempenho e recompensando todo o grupo pelos sucessos compartilhados.
Fonte: http://www8.hp.com
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